terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Arte Africana - arte funcional.

Arte Funcional.

A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos africanos, que faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc.
A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.
Além de todos esses processo que enriqueceu e influenciou a nossa cultura Afro-brasileira, é considerada funcional - um exemplo é a capoeira que é peça fundamental da nossa cultura Afro-brasileira.



*A foto acima era dos artefatos usados nos rituais.


Leiliane Morais-4° Período de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário